Cadastre-se grátis

Entenda as diferenças entre Assessor e consultor de investimentos

Apesar de parecer que exercem a mesma função, o consultor de investimentos e o Assessor têm papéis diferentes e é importante que você saiba disso.

Ambos são profissionais graduados e certificados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e oferecem ajuda especializada aos clientes na hora de investir. No entanto, o consultor de investimentos tem uma atuação mais independente, enquanto o Assessor é vinculado a uma corretora de valores.

Para te ajudar a entender as principais diferenças entre esses profissionais, continue a leitura e conheça os prós e contras de cada um deles.

O que é um consultor de investimentos?

O consultor de investimentos é um profissional certificado pela CVM que orienta os clientes a tomarem a melhor decisão na hora de aplicar dinheiro.  

O trabalho do consultor consiste em aconselhar pessoas sobre quais são os investimentos mais recomendados, considerando os objetivos e perfil de investidor.

Além disso, trabalham de maneira independente, exercendo funções como aconselhamento, suporte e recomendação para os clientes. Porém, é importante esclarecer que consultores não fazem recomendações de compra ou venda de ativos específicos.

Isso significa que esse profissional realiza apenas sugestões de alocação de carteira e identifica oportunidades que podem ser aproveitadas com o consentimento do cliente.

Por conta dessa atuação autônoma, consultores não podem ter vínculo com nenhuma instituição financeira, ou seja, não pode estar atrelado a uma corretora de valores ou banco, por exemplo.

Vale ressaltar que um consultor pode ser pessoa física ou jurídica, desde que não seja contratado por instituições financeiras. 

SAIBA MAIS:
➡️ 
Assessoria Exclusiva Toro: conheça todos os diferenciais e como usar
➡️
O que um Assessor de Investimentos pode fazer pelo seu sucesso?
➡️Tipos de investidores: veja as diferenças entre profissional e qualificado

O que faz um consultor de investimentos?

Em primeiro lugar, o consultor precisa avaliar os objetivos dos clientes e o perfil de investidor, como vimos anteriormente. Só depois ele começará a oferecer produtos para começar a montar uma carteira diversificada. 

Um consultor qualificado precisa conhecer bem o mercado financeiro, já que precisará acompanhar estatísticas, fazer análises e montar um portfólio que faça sentido para quem contratou os serviços. 

Outro ponto importante é que o consultor deve ser sempre transparente, isto é, buscar oferecer a melhor solução, com bons rendimentos e riscos aceitáveis. 

E o trabalho não para por aí. Após montar a carteira, esse profissional também deve acompanhar o progresso dos investimentos, para fazer atualizações constantes, bem como o rebalanceamento do portfólio. 

Entre as possibilidades mais comuns de investimentos apresentadas pelos consultores, podemos citar:

Agora, vamos entender o que faz um Assessor de Investimentos e quais são as diferenças em relação aos consultores.

Quais são as diferenças entre consultor e Assessor de Investimentos?

Assim como o consultor, o Assessor de Investimentos deve ter certificação da CVM e conhecer a fundo o mercado financeiro.

A diferença é que o Assessor de Investimentos está obrigatoriamente ligado a uma instituição financeira, como uma corretora de valores.

Além disso, esse profissional não pode prestar serviços para mais de uma instituição, isto é, deve atuar de maneira exclusiva para o banco ou corretora em que está vinculado.

Para ser um Assessor Autônomo de Investimentos (AAI), é necessária uma certificação fornecida pela Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores). Aqueles que trabalham nas corretoras devem possuir também a certificação da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Assessores trabalham de maneira bem próxima ao cliente, orientando e esclarecendo dúvidas sobre os melhores investimentos.

Quer saber se investimentos em Renda Fixa estão valendo a pena? Não sabe se compensa aplicar em Fundos? É justamente esse profissional que auxiliará na elaboração de uma carteira de investimentos eficaz, principalmente no longo prazo.

Para saber mais sobre como um Assessor de Investimentos pode te ajudar, assista ao vídeo que preparamos sobre o tema:

Vale lembrar que, assim como os consultores, Assessores de Investimentos não sugerem a compra ou venda de ativos específicos. 

Como Assessores são, por essência, consultores de investimentos também, pode ser mais vantajoso optar por esse profissional. Afinal, o trabalho é similar, mas com a garantia de uma instituição financeira por trás. 

Aqui na Toro, os Assessores seguem alguns princípios fundamentais para trazer bons resultados, como:

  • Transparência: saiba todos os detalhes da rentabilidade, dos custos e dos possíveis riscos das aplicações, conforme o seu perfil de investidor e objetivos. 
  • Assessoria e relacionamento constante: você recebe uma avaliação da sua carteira de investimentos e tem contato próximo com os Assessores, sempre que precisar de auxílio ou recomendações.
  • Projeto de vida personalizado: com uma estratégia personalizada, a nossa Assessoria consegue alinhar as suas expectativas de rentabilidade com o que é possível alcançar. Os Assessores também explicam todas as razões de cada uma das estratégias adotadas. 
  • Implementação rápida e simples: após definir a estratégia, com a sua aprovação, as alocações de carteira são facilmente implementadas.

Entre as principais vantagens, investir com um Assessor de Investimentos tipo pode aumentar os retornos dos clientes em até 3% ao ano

Na Toro, com uma carteira a partir de R$5.000 você já conta com a equipe de Assessores e Analistas, que são certificados pela CPA-20, CNPI e CFP®.

Já deu para perceber como cada profissional atua no mercado, certo? Agora que você conhece quais são as principais diferenças entre Assessor e consultor de investimentos, confira as vantagens de contar com a Assessoria de Investimentos Exclusiva da Toro.

Conheça a Assessoria de Investimentos Exclusiva da Toro

Aqui na Toro, investindo a partir de R$100 mil, você tem a vantagem de contar com uma Assessoria de Investimentos Exclusiva que oferece uma estratégia individualizada para aumentar o potencial de ganhos dos seus investimentos. 

São diversas vantagens que você poderá usufruir, como:

  • Planejamento financeiro estratégico: seu Assessor Exclusivo monta, junto com você, um plano de investimentos completo e específico para os seus objetivos, metas e expectativas de resultado.
  • Execução dos investimentos direto com o Assessor: você não precisa perder tempo executando os investimentos por conta própria. Seu Assessor Exclusivo está aqui para facilitar o processo de alocação da carteira.
  • Acompanhamento ativo da sua carteira: conte com a ajuda do seu Assessor para acompanhar seus resultados e sugerir adaptações da sua carteira de acordo com sua estratégia.
  • Reuniões periódicas com o seu Assessor Exclusivo: seu Assessor Exclusivo monta, junto com você, um plano de investimentos completo e específico para os seus objetivos, metas e expectativas de resultado.

Lembrando que a Assessoria é gratuita, ou seja, você não precisa pagar nenhuma taxa ou comissão a mais por isso. Quer saber mais? É só preencher o formulário abaixo:

fundo-lp-assessoria-100k-blog

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!