Cadastre-se grátis

O que é o mercado a termo? Entenda tudo sobre o assunto aqui!

O mercado a termo é uma modalidade de negociação de derivativos na qual os participantes acordam, por contrato, a compra ou venda de ativos a um preço determinado no presente, acrescido de juros ou custos financeiros, e com a liquidação realizada em uma data futura preestabelecida. Nesse tipo de operação, os investidores têm a oportunidade de fixar um preço antecipadamente, o que proporciona maior previsibilidade diante das flutuações de mercado.


Bem-vindo ao guia sobre o mercado a termo! Se você deseja aprofundar seus conhecimentos em investimentos e ampliar suas possibilidades financeiras, este é o lugar certo.

O mercado a termo é uma das modalidades mais intrigantes e potencialmente lucrativas do universo financeiro, mas também pode ser um território desconhecido para muitos.

Neste conteúdo, mergulharemos no conceito fundamental do mercado a termo, explicando de forma clara e acessível o que é, como funciona e quais são os principais elementos que o compõem. Você aprenderá sobre as operações a termo, as estratégias envolvidas, os riscos e benefícios associados a isso.

O que é uma operação a termo?

A melhor definição para uma operação a termo é que se trata de uma compra a prazo e com juros. Pense nas compras a prazo em que você começa a pagar daqui a determinado período, como os compromissos que as lojas de eletrodomésticos geralmente fazem com os clientes.

No mercado a termo de ações, o funcionamento é muito similar: em uma operação a termo, uma ação é vendida para pagamento um prazo certo e com uma determinada taxa de juros em relação à cotação atual.

Assim sendo, as operações a termo referem-se a um tipo específico de negociação financeira, onde ocorre a compra ou venda de ativos (como ações, commodities, moedas, entre outros) a um preço acordado no presente, mas com liquidação e entrega futura em uma data determinada.

SAIBA MAIS:
➡️ Qual é a melhor corretora para operar Day Trade e Swing Trade?
➡️ Veja as melhores plataformas para você vencer no Day Trade
➡️ Qual é o melhor horário para operar Day Trade?

O que é o mercado a termo na B3?

Logo, o mercado a termo é o ambiente onde essas operações a termo acontecem. Ele é uma modalidade em que os investidores podem negociar ativos por meio de contratos, estabelecendo preços e condições no momento da negociação, mas com a efetivação da transação ocorrendo em uma data adiante, previamente acordada pelas partes.

Essa abordagem oferece a oportunidade de proteção contra oscilações de preços no futuro e permite a alavancagem de investimentos, ampliando a capacidade de negociação com recursos além dos disponíveis em conta.

No entanto, as operações a termo também envolvem riscos, pois as variações de mercado podem afetar os resultados, tanto positiva quanto negativamente.

Em suma, o mercado a termo oferece aos investidores uma maneira de negociar ativos financeiros de forma mais estruturada e com a flexibilidade de definir condições específicas para a operação, buscando maximizar oportunidades e minimizar riscos.

Mercado a termo e mercado futuro: quais são as diferenças?

Embora os conceitos de mercado a termo e mercado futuro estejam relacionados a contratos que envolvem a negociação de ativos com entrega futura, existem algumas diferenças importantes entre eles.

Liquidação do contrato

Primeiro, há distinções na liquidação do contrato. No mercado a termo, quem detém o contrato costuma levá-lo até o final do vencimento. No mercado futuro, pode encerrar a posição antes do prazo com mais facilidade. 

Ajuste diário

Além disso, há a questão do ajuste diário. No mercado a termo, o preço é fixo e, no vencimento, paga-se o valor acordado, independentemente do preço do dia. Nos futuros, os preços dos ativos sob os contratos são ajustados todos os dias. Quando chega o vencimento, predomina o preço dessa data.

Padronização

Os contratos a termo são flexíveis e personalizados, permitindo que as partes ajustem algumas condições do contrato, como quantidade, data de vencimento e forma de liquidação. Já os contratos futuros são padronizados e possuem especificações uniformes para todos os participantes do mercado, o que facilita a negociação e liquidação.

Características: como funciona o mercado a termo?

No mercado a termo, ambas as partes estarão vinculadas por contrato até a liquidação do contrato. No mercado a termo, o comprador e o vendedor acordam a negociação de um ativo com entrega futura, em que cada parte possui objetivos distintos. 

O comprador busca adquirir o ativo no final do prazo contratado, enquanto o vendedor visa entregar o ativo e receber o pagamento correspondente. O prazo mínimo é de 16 dias e o máximo de 999 dias nos termos de ações

Esses contratos a termo são caracterizados por serem detalhados e, em alguns casos, padronizados. A movimentação financeira ocorre na data de liquidação acordada ou antecipadamente.

Exemplo de operação no mercado a termo

Vamos entender um pouco mais afundo o que é o mercado a termo. Por exemplo, se Petrobras custa R$ 12,00 por ação no mercado à vista, a compra dessa ação a termo será definida pelo preço de R$ 12,00 + taxa de juros entre hoje e o dia do vencimento.

Essa taxa de juros é pactuada (combinada) livremente entre o vendedor e o comprador, mas costuma ficar próxima ao valor da taxa Selic.

Então: 

Preço a termo = preço do ativo no mercado à vista + taxa de juros

 

O comprador não paga o contrato a termo na hora da sua realização, apenas no final do prazo. Assim, ele tem tempo para montar o caixa e honrar o acordo, se não possuir o valor correspondente. Ainda assim, é preciso oficializar o compromisso com uma garantia em dinheiro ou ativos financeiros. 

No dia de realização da operação, o comprador é obrigado a depositar uma margem de garantia para que possa comprar as ações. Não faria sentido que ele depositasse a maior parte do dinheiro, porque ele já está pagando juros para comprar a ação.

Com essa margem, ele realiza a compra a termo. Posteriormente, no dia do vencimento, o comprador é obrigado a pagar o valor acordado no momento da abertura da operação. 

Dessa forma, se a ação tiver se valorizado entre o dia de montagem do termo e o dia de seu encerramento, o comprador obterá grande lucro, uma vez que ela paga o valor combinado no dia de abertura e não no dia de encerramento da operação.

Por outro lado, se a ação tiver se desvalorizado durante o prazo do termo, o investidor sairá no prejuízo, pois deverá pagar pela ação um valor superior ao de sua cotação no mercado.

Vantagens e desvantagens do mercado a termo

Embora o mercado a termo ofereça oportunidades de investimento e gerenciamento de riscos, é importante considerar esses aspectos ao decidir participar desse tipo de negociação.

Entre as vantagens e desvantagens, destacam-se:

✅ Vantagens⛔ Desvantagens
Oportunidade de fixar preços e proteger-se contra oscilações futuras no valor do ativo ou ganho especulativo.Possibilidade de resultado oposto ao que se almeja, levando ao prejuízo na operação. 
Possibilidade de alavancagem, permitindo negociar com recursos além dos disponíveis em conta.Baixa liquidez em alguns ativos, dificultando a negociação e a saída antecipada.
Flexibilidade para personalizar os contratos, ajustando condições conforme as necessidades das partes envolvidas.Possibilidade de multa se a estratégia não der certo e o comprador não dispuser de dinheiro para pagar, mesmo que possua garantias. 
Negociar ativos sem a necessidade de desembolsar recursos a curto prazoRisco de contraparte, já que não há uma entidade central garantindo a operação, podendo haver inadimplência por parte de uma das partes.
A B3 garante que o vendedor dos ativos receba, ainda que o comprador não tenha dinheiro suficiente, caso a B3 atue como contraparte. Necessidade de grande conhecimento de análise técnica e tendência para identificar boas oportunidades no caso  de especulação. 

Como operar no mercado a termo?

Existem três principais razões para realização de operações no mercado a termo:

  • Não ter dinheiro disponível no curto prazo: deseja comprar um ativo, ações por exemplo, mas não dispõe de recursos imediatos. Então, pode colocar outro ativo como garantia e, no futuro, pagar pela compra. 
  • Operar alavancado: aumentando o potencial de ganho, mas também assumindo maior risco com o seu capital especulativo.
  • Realizar uma aplicação semelhante à Renda Fixa: se o investidor comprar uma ação no mercado e, na sequência da compra, realizar a venda a termo, ele ganhará somente juros e não correrá riscos. Isso ocorre por que preço de venda (preço a termo) é igual ao preço de compra mais juros.

Para realizar operações a termo, é preciso conhecer os conceitos de termo tradicional e flexível: 

Termo tradicional

Como o próprio nome diz, a forma mais comum de realizar uma operação a termo é através do chamado “termo tradicional”. No seu funcionamento, um investidor decide comprar uma ação para uma determinada data futura e, para isso, paga o preço à vista acrescido de uma taxa de juros combinada com o vendedor.

Para realizar essa operação comprando a termo, é necessário oferecer uma margem de garantia e, para realizar a venda a termo, é necessário ter as ações vendidas, ou seja, é preciso ter cobertura.

Por fim, para encerrar uma operação desse tipo, existem 3 possibilidades: 

1. Venda do ativo objeto

A primeira forma de encerrar o termo antes da data de vencimento pactuada com o vendedor é vendendo antecipadamente as ações objeto do contrato de termo.

Por exemplo, se você comprar 1.000 ações da Cemig no termo para 90 dias e, no 8º dia, decidir que quer vender essas ações seu termo será considerado automaticamente vencido. Nesse contexto, você deverá pagar o valor acordado como se o vencimento tivesse ocorrido.

2. Liquidação antecipada

Quando você compra, por exemplo, 1.000 ações da Gerdau a termo para 120 dias, você já dispõe das ações e pode fazer com elas tudo o que o dono de uma ação pode.

Nessa hipótese, você só está aguardando o transcurso do prazo entre o dia da abertura da operação e o vencimento do termo para poder estar livre de qualquer relação com o vendedor.

Entretanto, você não precisa necessariamente aguardar essa data. Suponha que, por qualquer razão, você decide que quer quitar sua dívida antecipadamente. Nesse caso, você pode pagar o vendedor antes de decorrido o prazo do contrato, encerrando o contrato a termo antes de seu vencimento.

Nas duas hipóteses acima, em que se encerra o termo antes de seu vencimento, não existe qualquer abatimento sobre os juros.

Ou seja, quitar antecipadamente a dívida não gera uma vantagem como ocorreria, por exemplo, no caso de um empréstimo bancário.

3. Decurso de prazo

 A forma mais comum de encerrar a operação a termo é chamada de decurso de prazo. Nessa hipótese, o que ocorre é que o tempo pactuado com o vendedor passa, o contrato vence e você deve pagar o valor acordado.

Por exemplo, você compra ações da Suzano a termo para 90 dias e esse prazo se esgota. Nesse caso, você deve pagar o valor acordado. Depois de pagar esse valor, as ações são suas e não existe mais qualquer relação entre você e o vendedor.

No mercado, é muito comum se falar em “rolar” uma operação que está vencendo. Isso seria muito similar a “rolar” uma dívida. Nesse caso, quando a operação chega ao seu fim, abre-se uma nova operação igual.

Embora sejam duas operações diferentes, com vendedores possivelmente diferentes, o efeito é o mesmo que o prolongamento da operação inicial por mais algum tempo.

Termo flexível

No termo flexível, as condições acordadas são ligeiramente diferentes. Ao contrário do que ocorre na operação tradicional, nessa modalidade o termo admite a troca do ativo objeto.

Ou seja, no termo flexível, a venda do ativo objeto da operação não implica no seu vencimento antecipado.

Dessa forma, por exemplo, se o investidor fizer um termo de 90 dias em ações da Weg e, no 9º dia, vender essas ações ele não será obrigado a pagar o valor acordado com o vendedor a ele. Para isso, basta que ele compre, no mesmo dia que efetuar a venda, outra ação com o dinheiro proveniente dessa operação.

Além dessa diferença (que é de longe a mais importante) a outra diferença é o limite de duração da operação.

Enquanto no termo tradicional ele é entre 16 e 999 dias, na modalidade flexível ele oscila entre 16 e 90 dias.

Como nessa operação não existe expectativa de encerramento antecipado, o vendedor costuma exigir uma taxa mais alta do comprador.

Qual é o melhor termo para fazer?

A resposta é: depende! Para cada tipo de estratégia, há um tipo de termo que se adéqua melhor. Abaixo, temos algumas diretrizes que podem ser úteis:

O termo tradicional é melhor quando:O termo flexível é melhor quando:
Não se pretende mudar de ação durante a operação, ou seja, vendê-la e usar o dinheiro para comprar outro ativo durante a vigência do termo, assim os juros serão mais baixos. Quando o objetivo é ampliar a capacidade operacional (alavancar), pois ele admite a troca do ativo objeto diversas vezes sem que isso implique em vencimento antecipado da operação.
Quando o prazo da operação é superior a 90 dias, pois o prazo de duração do termo flexível é bem mais curto do que o prazo da operação tradicional.Quando a estratégia é dinâmica e pode se querer mudar de ação para aproveitar de pequenas oscilações do mercado, trocando de ações com frequência, o termo flexível é uma opção melhor já que é possível alternar o ativo objeto da operação sem problema.

Portanto, essa forma de operação permite a alavancagem, possibilitando que os negociadores operem com recursos além dos disponíveis em conta. Por outro lado, é fundamental estar ciente dos riscos inerentes ao mercado a termo, como a volatilidade dos preços, pouca transparência e o risco de contraparte.

Deixe um comentário

Gostou do artigo? Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!